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Desenvolver um projeto é uma tarefa muito desafiadora, seja uma nova empresa, produto, serviço ou até mesmo um projeto de marketing e todo projeto de sucesso passou pelas etapas de pesquisa e planejamento.

O método mais tradicional para isso é fazer um plano de negócios, na verdade indico para todo projeto que você crie o Plano de negócios, porém como o Plano de Negócios ou Business Plan é um documento que apesar de te dar uma visão ampla e te ajudar a conhecer melhor os pontos e também a identificar oportunidades e particularidades acerca do projeto fica difícil sua visualização e na maioria das vezes ele acaba indo parar no fundo da gaveta, para te ajudar a olhar o projeto de maneira mais fácil e rápida além de te permitir fazer ajustes de maneira mais simples o Business Model Canvas ou apenas Canvascomo é mais conhecido é a ferramenta ideal pois além de te permitir uma visualização completa você pode fazer ajustes rapidamente e até mesmo usá-la como um quadro e fixá-la em um local sempre a sua vista.


Se quiser aprender na prática como utilizar esta ferramenta e acessar a minha ferramenta criada exclusivamente para projetos onde além do quadro Canvas você terá acesso também a ferramenta de auto avaliação de liderança e a de auto avaliação de empreendedor para identificar seus pontos fortes e fracos para otimizar a sua gestão conheça o treinamento Como Encontrar Oportunidades e Levar Sua Empresa ao Sucesso >> Clique Aqui <<



O Que é Canvas?


Canvas, é uma ferramenta simples em formato de quadros que te permitirá ter uma visão mais ampla da empresa, do projeto, você conseguirá identificar todos os pontos e os mapeamentos dos processos em cada área do seu projeto ou empresa, o Canvas vai te de permitir ter uma visão mais ampla do seu negócio.

Esta ferramenta é extremamente indicada para quem está querendo empreender, seja para abrir um negócio, reestruturar uma empresa, desenvolver novos produtos ou serviços, ajustar seu modelo de negócios, além disso você pode após ter feito seu Plano de Negócios, Inserir os dados no Canvas para uma melhor análise. Ele funcionará como um Mapa para você levar seu negócio ao sucesso.

O Canvas é uma ferramenta nova, apesar de ser utilizado atualmente pela maioria das empresas e empreendedores, ela é relativamente nova, Criada por Alex Osterwalder em 2000 quando fazia a sua tese de Doutorado, o Canvas teve sua aceitação no mercado de maneira muito rápida e é hoje adotada por muitos empreendedores e empresas em seus projetos.


O Canvas Consiste em um 9 quadros que são divididos em 4 Grupos sendo eles Infraestrutura, Oferta, Clientes e Finanças.






O Preenchimento do Canvas para ser mais preciso tem que seguir uma sequencia determinada, a sequência para o preenchimento correto é:



  1. Segmento de Mercado
  2. Proposta de Valor
  3. Canais
  4. Relação com o Cliente
  5. Fontes de Receita
  6. Recursos Chave
  7. Atividades Chave
  8. Parceiros Chave
  9. Estrutura de Custo






1- Segmento de Mercado

Este é o primeiro bloco que deve ser preenchido, aqui você define quais são os públicos que você deseja atender, você pode chamar de persona, público-alvo, targuet, avartar não importa mas o importante é que você seja específico, se você quer atender a todos não conseguirá atender ninguém além disso você irá dispender de muitos recursos para atingir todo o seu público.


2- Proposta de Valor

Neste bloco você deverá preencher o valor que você quer entregar para seu cliente, para a persona que você definiu no bloco anterior, tenha claro que proposta de valor vai muito mais além de produto ou serviço, e está ligado ao seu posicionamento no mercado, a proposta de valor é a dor que você vai solucionar para seu cliente, é o objetivo principal do seu negócio.


3- Canais

Aqui você vai definir os canais de comunicação, você já conhece seus clientes e já definiu sua proposta de valor agora é hora de identificar quais os canais de comunicação que você vai usar para chegar até seu cliente.

Defina especificamente os canais, por exemplo anunciar em redes sociais é uma maneira genérica, escolha qual rede social você irá anunciar, se for rádio, TV quais são, quais horários.

Quanto mais específico mais assertivo você será e é importante identificar em quais canais estão seus clientes.


4- Relacionamento com o Cliente

Cada empresa tem sua particularidade, é única logo cada empresa tem uma necessidade diferente na hora de se relacionar com seu cliente, de atender seu cliente assim como cada cliente prefere ser atendido de uma maneira diferente, tem clientes que preferem e-mail, outros whatsapp, e muitos preferem o bom e velho atendimento pessoal, então na hora de escolher como será seu relacionamento com o seu cliente leve em consideração o perfil de seu público e fortaleça o seu relacionamento com ele pelo canal que ele prefere.





5- Fonte de Receita

Aqui você irá identificar toda e qualquer fonte de receita que sua empresa terá, podendo através da venda de produtos, de serviços, de assinaturas, de aplicativos, etc.. existem inúmeras possibilidades para que você eleve seu faturamento.



6- Recursos Chave

Toda empresa precisa de recursos para funcionar, aqui você vai definir tudo aquilo que sua empresa irá precisar para operar.

Este ponto é extremamente amplo, recursos chave pode ser móveis de escritório, insumos para produção de um produto, imóveis, colaboradores, ferramentas, etc, os recursos se dividem em 4 tipos que são:

Recursos Financeiros

Recursos intelectuais

Recursos Físicos

Recursos Humanos



7- Atividades Chave

Aqui você precisa listar toda as ações importantes para o funcionamento da sua empresa, tudo aquilo que você vai precisar fazer para que ela funcione e você consiga atingir o objetivo de sua empresa que é atender seu cliente, entregar para ele seu produto ou serviço.

As atividades compreendem desde a produção do produto, tarefas administrativas, financeiras, compras e assim por diante.

Lembre de que para preencher este bloco será necessário você consultar os blocos que já preencheu como por exemplo proposta de valor, canais, fontes de receitas e relacionamento com os clientes.



8- Parcerias Chave

Parceiros Chaves são todos os parceiros sendo empresas, freelances, prestadores, fornecedores entre outros, é fundamental identificar quais são as parcerias necessárias para o seu negócio/projeto, mas é preciso focar nas parcerias que são mais importantes, que são fundamentais para seu negócio.



9- Estrutura de Custos

Aqui são todos os custos que serão necessários para que você entregue a proposta de valor aos seus clientes.



Após preenchido o Canvas ficará parecido com o abaixo.





Dicas


Após terminado revise ele, verifique se não ficou alguma coisa de fora, o processo de revisão é tão importante quanto o de preenchimento


Se possível imprima ele em tamanho grande e pendure em sua parede, muitos fazem em formato de banner e preenchem colando post-it isso irá te ajudar a ver com frequência seu quadro, fazer os ajustes necessários e manter-se com foco no seu objetivo.


Atualize sempre que necessário, ao longo do tempo muitas coisas vão mudando e é importante que você mantenha ele sempre atualizado, isso será fundamental para o sucesso do seu empreendimento.


Comece hoje o seu Canvas, não importa se ainda não está com 100% de certeza do que será seu negócio, ou seu novo projeto, apenas comece por mais vaga que seja a sua ideia pois o exercício de preenchê-lo irá te ajudar a enxergar oportunidades.


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