Em momentos desafiadores como o que estamos passando devido a pandemia se torna ainda mais necessário encontrar oportunidades em seu mercado e em outros, a busca por oportunidade se tornou para muitos negócios uma questão de sobrevivência.
A Pandemia acelerou mudanças que normalmente iriam ocorrer em alguns anos para poucos meses, hoje os hábitos de consumo estão diferentes, as necessidades dos consumidores são outras.
As pessoas mudaram, os mercados mudaram mas e os seus produtos e serviços?
Sua empresa continua igual era antes da pandemia?
Não estou me referindo a como seu time está atendendo, se estão presencial ou home office ou ao horário de atendimento, estou me referindo a como você está atendendo seus clientes, as demandas deles, seus produtos estão ainda nas listas de compras dos consumidores?
Apesar da qualidade nos produtos e serviços oferecido pela empresa, sua competitividade no mercado, qualidade de atendimento e outros pontos contribuírem para o sucesso de uma empresa, um ponto fundamental para que as empresas atinjam o sucesso é a capacidade dela de buscar e encontrar oportunidades no seu mercado e em outros mercados além de colocá-las em prática, afinal de contas encontrar oportunidades e não colocá-las em prática não irá mudar nada na sua empresa.
1- Ajuste seu lado emocional.
A Primeira coisa é olhar para você, você precisa identificar como está seu lado emocional.
Se seu emocional não estiver alinhado dificilmente você conseguirá ver ao seu redor, você precisa buscar forças para inovar, reinventar-se.
É importante que seu Quociente Emocional e o Espiritual estarem equilibrados e alinhados, isso fará toda a diferença.
Não é possível falar de sucesso, produtividade e encontrar oportunidades se seu emocional não está com foco total no seu negócio, o momento de crise gera instabilidade emocional para todos principalmente para os empreendedores e isso afeta seu negócio além de te impedir de enxergar as oportunidades.
De acordo com a revista você S/A, 87% das pessoas fracassam por falta de inteligência emocional, então você precisa definir sua realidade pela sua mente não pelas suas emoções.
Nosso cérebro não sabe o que é real ou o que é imaginário então trabalhe sua mente encare os momentos de crise, as adversidades como um treino, uma preparação para que você conquiste um novo nível.
Também é ideal que você faça uma auto avaliação sobre seu perfil de empreendedor, identifique seus pontos fortes e fracos e trabalhe eles para que você se torne um empreendedor de sucesso.
2 - Invista em você, busque conhecimento e aprenda com pessoas que já conseguiram os resultados que você está buscando.
Não se consegue resultados diferentes fazendo as mesmas coisas, você chegou até aqui utilizando todo o seu conhecimento mas agora é necessário que você busque aumentar seu conhecimento.
Muitos empreendedores quando saem do mercado de trabalho, após algum tempo tem seus negócios estagnados, mesmo aqueles que se destacavam em seus cargos, isto se dá na maioria das vezes por falta de ter um "chefe".
Quando temos um superior nos cobrando, precisamos apresentar resultados para garantir nosso emprego depois que passamos a ser o dono do negócio, depois de um tempo tendemos a nos acomodar, este comportamento é extremamente prejudicial para qualquer negócio.
Boa parte do resultado de seu negócio está vinculado ao comportamento, competências e atitudes dos seus fundadores, gestores e líderes, e como o mercado sempre está em transformação é necessário que você acompanhe esta transformação.
Quando temos um mentor, quando fazemos um curso estamos na verdade ganhando tempo, estamos pegando o atalho, o único atalho é aprender com quem já sabe, com quem levou anos errando e acertando para descobrir o que funciona, o que dá resultado e você encurtará este caminho aprendendo apenas os acertos.
Vale também você fazer uma auto avaliação, identificar seus pontos fortes e fracos tanto sob o aspecto de liderança quanto de empreendedor para poder otimizar seus pontos fracos e torná-los fortes.
3- Quais as adaptações que devo promover?
Depois de estar com seu lado emocional e espiritual equilibrados, você precisa identificar se com todos os acontecimentos sua empresa tem condições e autorização para funcionar.
Neste processo será necessário que você identifique as oportunidades no mercado, quais são as mudanças necessárias que você deve promover em sua empresa para que atenda não só aos requisitos legais mas também que atenda a necessidade atual do consumidor além de ter uma operação financeiramente viável.
Investir tempo, esforço e dinheiro tentando vender produtos ou serviços que se tornaram obsoletos ou desnecessários é o principal erro dos empreendedores quando não conseguem ver o mercado como um todo e isso acaba levando a empresa ao seu fechamento.
Talvez seja necessário e muito importante que você redefina seu portfólio, mude algumas características de seus produtos ou serviços como por exemplo?
Neste processo de reformulação é necessário fazer as contas e verificar se mesmo com as novas estratégias e ajustes seu negócio terá condições financeiras de se sustentar. Também é importante se com as mudanças haverá demanda de consumo por seus produtos e serviços.
4 - Qual é o novo comportamento do Consumidor?
A Pandemia fez com que as pessoas mudassem drasticamente seus hábitos de consumo, e mesmo que a vida volte ao normal, muitas mudanças vieram para ficar.
Mudanças no comportamento do consumidor que antes da pandemia estavam previstas para ocorrerem em 5, 10 anos ocorreram em poucos meses.
Muitos consumidores que antes resistiam em fazer compras pela internet se viram obrigado a mudar, até mesmo o público mais maduro, da terceira idade passou a utilizar a internet.
As pessoas não só estão comprando pela internet como também estão utilizando a internet cada vez mais para pesquisar produtos e serviços, empresas, lazer, agendar e realizar consultas médicas, trabalhar, entre outras coisas.
O Home Office também fez as pessoas trabalharem mais e passar mais tempo conectadas, contribuiu muito para esta mudança, antes de 2019 os picos de acessos aos sites era entre 11 da manha e 2 da tarde porém hoje os acessos estão mais lineares ao longo do dia conforme mostra o gráfico abaixo.
Gráfico de Média de Visitas por hora 2019 - Fonte: Doutor Gestão360
Gráfico de Média de Visitas por hora 2021 - Fonte: Doutor Gestão360
Isso também fez o dinheiro migrar dos grandes centros comerciais para o comércio de bairro e também para a internet, as pessoas costumavam sair de seus trabalhos e na volta para casa passar no shopping, no mercado e em outros comércios físico para comprar o que precisavam além disso as pessoas almoçavam nos restaurantes e praças de alimentação próximo de seus trabalhos agora, trabalhando de casa dificilmente irão sair para comprar algo após um longo dia de trabalho.
O cliente está mais exigente, consumindo de maneira mais consciente e atento ao custo benefício, então além de avaliar se você está aparecendo para seu público alvo no momento de compra dele, você tem que ser claro ao informar o benefício que ele terá ao comprar seu produto ou serviço.
5- Encante seu cliente, não seja mais um no mercado.
Você precisa mostrar para seu cliente por que sua empresa é a melhor opção para ele, como vimos anteriormente o consumidor está mais inseguro, exigente então você precisa deixar claro para ele que é a melhor opção.
Não venda produto ou serviço, venda valor, benefício, venda a transformação que seu produto ou serviço irá proporciona para seu cliente.
As pessoas não compram produtos, compram o benefício, por exemplo você não compra roupa, você compra estar na moda, estar bem vestido, estar confortável, então deixe de focar no produto, roupas tem muitas lojas vendendo agora bem estar, auto estima conforto são poucas.
Transforme o atendimento ao seu cliente em uma experiência inesquecível, única, atenda ele como se ele fosse único, você fortalecerá sua marca e fidelizará seu cliente e saiba que mesmo vendendo pela internet isso é possível.
Faça seu cliente tornar-se fã da sua empresa.
6- Defina as Estratégias e promova as mudanças em seu negócio.
Agora que você já sabe quais os pontos que precisa ter atenção e melhorar em seu negócio é hora de definir as estratégias.
Pontue tudo aquilo que você identificou como oportunidade, melhorias, quais serão os parceiros, quanto será necessário investir se for necessário investir e crie o mapa para que você tenha uma visão clara da situação e possa criar o plano de ação.
Utilize o Canvas para isso, o Canvas ou Business Model Canvas é uma ferramenta que tornará este processo mais intuitivo, mais detalhado e principalmente ficará mais fácil para você visualizar, ele será um mapa para você poder estruturar seu modelo de negócio de maneira simples e assertiva.
Agora que você já tem de maneira clara os pontos que precisa observar para encontrar oportunidades no mercado mãos a obra, lembre-se que é importante te estratégias bem definidas, possuir um marketing bem estruturado, ter uma análise dos seus concorrentes e do seu mercado.
Criamos um treinamento prático para que você aprenda não só identificar as oportunidades mas aplicar elas de maneira mais fácil e assertiva, para conhecer mais sobre o treinamento Como Encontrar Oportunidades no Mercado e Levar a sua empresa ao Sucesso Clique Aqui.
Sucesso e Boa Sorte!.